República Tcheca detecta 1º caso de peste suína africana em 5 anos

Publicado em 06/12/2022 10:09

Praga, 2 dez (Xinhua) -- A República Tcheca confirmou seu primeiro caso de peste suína africana pela primeira vez em quase cinco anos e veterinários estão tomando medidas para prevenir sua propagação, informou o Ministério da Agricultura tcheco na sexta-feira.

A doença foi detectada em um leitão selvagem morto em Jindrichovice pod Smrkem, no norte da região de Liberec, perto da fronteira com a Polônia, de acordo com a Administração Veterinária do Estado (SVS). Esta é a primeira detecção de casos desse tipo no país desde o início de 2018.

As autoridades delinearam uma zona de infecção de aproximadamente 200 quilômetros quadrados ao redor do local onde o leitão foi encontrado.

A caça de porcos selvagens será temporariamente proibida, mas o movimento da população na natureza será restrito e as autoridades monitorarão a disseminação da doença na população de porcos selvagens.

"Todas as medidas tomadas visam principalmente impedir a propagação da doença na população de porcos selvagens e impedir que a doença chegue às fazendas domésticas de porcos", disse Petr Satran, diretor da seção veterinária da SVS, em comunicado à imprensa.

Segundo a SVS, a peste suína africana é uma doença aguda dos suínos semelhante à peste suína clássica, exceto que a doença tem uma taxa de mortalidade muito alta, próxima a 100%. Não é transmissível aos humanos ou a outras espécies animais.

O Ministério da Agricultura também anunciou na sexta-feira que um novo surto de gripe aviária foi confirmado em uma fazenda de patos na região da Boêmia do Sul do país e as autoridades estão tomando medidas para contê-lo. item final

Fonte: Xinhua

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estão abertas as inscrições para programação de palestras do SIAVS 2026
Automação: robô inspirado em movimentos humanos avança no processamento de frangos
Sanidade na avicultura: doença de Newcastle avança na Alemanha e acende alerta no setor europeu
Avicultura e produção de milho: programa do Mapa destina R$ 3 bilhões para desenvolvimento sustentável na Caatinga
Guerra no Oriente Médio pressiona produção de proteína animal e desafia exportações de SC
Biosseguridade bem feita: onde as granjas ainda estão falhando?