Quatro milhões de doses contra a gripe aviária chegaram ao Equador

Publicado em 23/02/2023 08:32
Para garantir a qualidade e a segurança do biológico, as vacinas contra a gripe aviária que chegam ao Equador são verificadas por meio de protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal

No início de fevereiro, o Subcomitê Técnico da Comissão Nacional de Avicultura do Equador recomendou o uso de vacinas contra a gripe aviária. Após o edital, uma das três empresas conseguiu a importação e atualmente o primeiro lote de 4 milhões de doses já está no país.

Também foi autorizada uma nova importação do biológico para a empresa Boehringer Ingelheim del Ecuador CIA. LTDA. e chegará ao Equador nas próximas semanas.

Para garantir a aplicação e o uso ideal da vacina, a Agência cumpre o protocolo de controle de qualidade, seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde Animal - OMSA, a fim de verificar a qualidade do biológico.

Nesta primeira fase, uma parte da população avícola será vacinada, de acordo com o foco e perifoco dos focos confirmados no país e começará na próxima semana com as granjas que cumprem com a implementação das medidas de biossegurança, resultados negativos aos testes diagnósticos , veterinário responsável e registro na Agência.

Em um esforço coordenado entre a Agência e o projeto PIATER da Subsecretaria de Inovação do MAG, os avicultores recebem assistência técnica, além disso, funcionários de ambas as entidades coletam informações detalhadas sobre cada granja, a fim de garantir o cumprimento das medidas de biossegurança.

A vacina é uma ferramenta que se complementa com medidas de biossegurança; é biologicamente seguro, pelo que não constitui um risco para os seres humanos. Diminui a taxa de mortalidade de 80% para 40% ou menos, porém não evita o contágio para outras fazendas.

O Governo Nacional ratifica seu compromisso de trabalhar em conjunto com o setor avícola do país e proteger o fornecimento de ovos, carne de frango e peru, proteínas de grande importância na alimentação diária dos equatorianos.

Fonte: Governo do Equador

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa