Governo da Argentina "auto-suspende" as exportações de produtos avícolas após detecção gripe aviária em aves de criação

Publicado em 01/03/2023 07:57
Até então, os 24 casos registrados no país haviam sido detectados em aves silvestres

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) confirmou o primeiro caso positivo de influenza aviária de alta patogenicidade (HPAI) H5 em aves da província de Río Negro, com o qual o país perde temporariamente o status de livre da doença e auto-suspende a exportação de produtos avícolas em conformidade com as normas internacionais.

Vale ressaltar que a produção de aves para consumo no país continuará se desenvolvendo normalmente, uma vez que a GAAP não é transmitida pelo consumo de carne de frango e ovos. Da mesma forma, os frigoríficos que exportam, poderão comercializar seus produtos no mercado interno.

O caso positivo provém de um estabelecimento de frangos de corte localizado no município de Mainque, província de Río Negro , ao sul da barreira zoofitossanitária patagônica, em uma área de baixa densidade avícola.

O Senasa decidiu realizar as medidas de contenção correspondentes , estabelecidas no Manual de Contingência da Gripe Aviária , a fim de evitar a propagação da doença em outros estabelecimentos que produzem aves destinadas ao circuito comercial.

Ao mesmo tempo, seguindo os protocolos internacionais, as autoridades do Senasa comunicarão oficialmente a notícia à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) .

Autoridades, profissionais e técnicos do Senasa já estão trabalhando para conseguir a pronta restituição da condição de país livre da doença e a retomada das exportações de aves.

Desta forma, das 177 notificações analisadas pelo Laboratório Senasa, até o momento, há 25 casos confirmados em aves silvestres (3), quintal (21) e setor comercial (1) assim distribuídos: 13 em Córdoba, 4 em Buenos Aires, 2 em Río Negro, 2 em Santa Fe, 1 em Jujuy, 1 em Neuquén, 1 em San Luis e 1 em Salta.

Fonte: Governo da Argentina

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Diplomacia e status sanitário estimulam as exportações de suínos do Paraná
Exportações de carne de frango e de carne suína registram alta em janeiro
Ovos/Cepea: Preços avançam pela 2ª semana consecutiva; altas chegam a 28%
Frango/Cepea: Preço cai pelo 3º mês seguido e opera no patamar de gripe aviária
Treinamento no RS orienta responsáveis técnicos sobre nova certificação de Granjas de Reprodutores Suínos
Estudo revela colapso precoce do sistema imunológico em suínos infectados pela Peste Suína Africana