Na Colômbia, ABPA, ApexBrasil, MAPA, MRE e Embaixada Brasileira promovem seminário sobre parcerias e complementariedade

Publicado em 20/04/2023 08:05
Representantes brasileiros encerram ação com plano de ação para ampliar parcerias

Com o objetivo de fortalecer laços entre os setores de proteínas do Brasil e da Colômbia, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, o Ministério de Relações Exteriores e a Embaixada Brasileira em Bogotá, promoveram nesta terça-feira (18), em Bogotá, o seminário “Brasil & Colômbia: Sociedad Estratégica y Complementariedad para la Seguridad Alimentaria”.

Abordando, em especial, parcerias para a suinocultura do Brasil, o seminário contou com apresentação de dados sobre a produção, pontos referentes à qualidade, sanidade e sustentabilidade do setor produtivo brasileiro. 

Contando com a presença de autoridades e importadores da Colômbia, o seminário teve como pauta principal a ampliação dos laços entre brasileiros e colombianos, em parcerias estratégicas voltadas para a garantia de fornecimento e a segurança alimentar, em complementariedade à produção local. 

O evento contou com apresentações do diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, de Marcello Martins, da ApexBrasil, de Clóvis Serafini, adido agrícola do Brasil na Colômbia, de Luis Guilherme da Silva, Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil na Colômbia, de Bruno Leite, Chefe da Divisão de Promoção do Agronegócio do MRE e de Leonardo Rocha Bento, chefe do setor de agricultura da Embaixada do Brasil na Colômbia.

“Foi uma oportunidade de diálogo importante para construirmos um canal sólido com o mercado colombiano. Tratamos de complementariedade, de apoio para a oferta de alimentos contra questões inflacionárias. Reforçamos nossa posição como parceiro sólido e confiável para a segurança alimentar e finalizamos o evento tendo em mãos um plano de ação com este propósito”, destaca Rua.

Agendas em Bogotá - O Diretor de Mercados da ABPA, Luís Rua, e a Analista de Inteligência de Mercados, Vitória Pereira, participaram ainda de outras agendas com autoridades e stakeholders em Bogotá, na Colômbia, com foco na consolidação de parcerias para a avicultura e a suinocultura do Brasil.

No primeiro dia da missão (segunda-feira, 17), os representantes da ABPA se reuniram com o Diretor Executivo da Câmara de Comércio e Integração Brasil-Colômbia, Francisco Solano, juntamente com o adido agrícola do Brasil na Colômbia, Clóvis Serafini, o chefe do setor de agricultura da Embaixada do Brasil em Bogotá, Leonardo Rocha Bento, além de representantes de empresas associadas. Na ocasião, foram discutidas sinergias entre Brasil e Colômbia, e como o setor suinícola brasileiro pode ser um parceiro estratégico da Colômbia, contribuindo com a complementariedade e segurança alimentar do país.

Já no dia seguinte, o time da ABPA participou de encontro com o Embaixador do Brasil na Colômbia, Paulo Estivallet de Mesquita. Durante a reunião foram apresentadas informações acerca da produção de carne suína do Brasil, e como o setor suinícola brasileiro pode ser um importante parceiro da Colômbia, contribuindo com a complementariedade e segurança alimentar do país. Na ocasião estiveram presentes também Luis Guilherme da Silva, Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil na Colômbia, Cesar de Oliveira Barrio, Conselheiro da Embaixada do Brasil na Colômbia, Bruno Leite, Chefe da Divisão de Promoção do Agronegócio do MRE, Clóvis Serafini, adido agrícola do Brasil na Colômbia, Leonardo Rocha Bento, chefe do setor de agricultura da Embaixada do Brasil na Colômbia, John James Méndez, assessor de economia, comércio internacional e agricultura da Embaixada do Brasil na Colômbia, e associadas à ABPA.

Fonte: ABPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa