Anffa Sindical pede cuidado na associação de imagens a aves com gripe aviária

Publicado em 19/06/2023 14:42
Relacionar aves de granjas comerciais com notícias de gripe aviária pode gerar insegurança no consumo de ovos e carnes de aves

No Brasil, 39 casos de influenza aviária foram confirmados até agora em espécies silvestres. No entanto, alguns veículos de comunicação têm ilustrado as notícias sobre o tema com imagens de granjas comerciais. Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, Anffa Sindical, a divulgação pode confundir o público e gerar insegurança no consumo de produtos de origem animal, especialmente ovos e carnes de aves, e por isso pede às redações cuidado com a publicação das imagens.

O vírus da gripe aviária (H5N1) não foi detectado em aves para o consumo, ou seja, não há qualquer caso positivo da doença na produção industrial e comercial do país. O Anffa Sindical ressalta ainda que a influenza aviária pode ser transmitida aos seres humanos apenas por meio de contato direto com aves vivas ou mortas. Sendo assim, é descartada a hipótese de contaminação através do consumo de carnes de aves e ovos.

Os auditores fiscais federais agropecuários têm trabalhado na prevenção e no controle da gripe aviária junto à cadeia de produção industrial e comercial para evitar o avanço da doença. Devido a essa e outras ações, o Brasil mantém seu status de país livre de influenza aviária e continua normalmente exportando produtos e alimentos seguros ao consumo.

Fonte: Anffa Sindical

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Avicultura de Mato Grosso do Sul amplia investimentos e reforça competitividade no setor
Produtores pressionam varejo por prioridade aos ovos nacionais na Áustria
Semana Nacional da Carne Suína mira 170 milhões de consumidores e amplia espaço da proteína no varejo
Ovos/Cepea: Cotações seguem estáveis na maioria das regiões
Frango/Cepea: Competitividade da carne de frango recua frente às concorrentes
Exportadores de proteína animal projetam US$ 45,5 milhões após a Sial China 2026