EUA gastarão US$ 502 milhões em respostas futuras à gripe aviária

Publicado em 27/06/2023 08:43

(Reuters) - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos gastará 502 milhões de dólares para garantir uma resposta rápida a quaisquer futuros casos de gripe aviária, à medida que o pior surto do vírus na história do país se estabiliza, disse a agência na última sexta-feira (23).

A gripe aviária matou 58,7 milhões de frangos, perus e outras aves em 47 estados desde janeiro de 2022, um número recorde nos EUA, de acordo com dados de 7 de junho dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

O novo financiamento permitirá que o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do USDA (APHIS) se prepare para a possibilidade de futuros surtos, pois o vírus continua a se espalhar em outros países, disse o USDA.

A agência já gastou US$ 793 milhões em sua resposta ao surto, incluindo o descarte de aves mortas, a implementação de quarentenas e a realização de vigilância.

O USDA também está testando vacinas contra a gripe aviária, informou a Reuters em abril.

Reportagem de Leah Douglas; edição por David Evans

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Perdas gestacionais na suinocultura exigem atenção para reduzir prejuízos aos produtores
Exportações de carne suína crescem 8% em agosto e alcançam 131,1 mil toneladas
Exportações de carne de frango crescem 24,8% em agosto e chegam a 492,6 mil toneladas
Frango/Cepea: Valores da carne reagem após dois meses de quedas
Ovos/Cepea: Poder de compra é o menor desde fevereiro; preços iniciam setembro em alta
Suínos/Cepea: Animal vivo nunca esteve tão barato em SP