Acrismat foca em gestão e competitividade e lança "Rede Suíno Forte MT"

Publicado em 11/07/2023 07:45
Evento é gratuito e acontecerá no dia 14 de julho, no auditório do edifício Cloves Vettorato 

O mês de julho trará novidades e muito conhecimento aos suinocultores mato-grossenses. Isso porque a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) realizará no dia 14 de julho, o seminário “Fábrica de Ração”, que traz atualizações sobre a portaria DAS nº 798 de 10 de maio de 2023. Além do seminário, que contará com três palestras, também será lançada a Rede Suíno Forte MT, ferramenta que promete aumentar a competitividade da suinocultura e melhorar a gestão da cadeia suinícola no estado.
  
 A programação do evento prevê que a primeira palestra será comandada pela auditora fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Vivan Palmeira com o tema “desmistificando a nova portaria DAS 798/2023, visão do Mapa”, na sequência acontecerá a palestra “Implementação da nova portaria 798/2023 no campo”, com o consultor da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Stefan Rohr, e para encerrar o painel a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke trará a palestra “Antibioticoterapia na suinocultura: cuidados para o uso eficaz e racional”.  
 
O objetivo do seminário é esclarecer as mudanças que a normativa trouxe em relação às novas regras para a fabricação e emprego de produtos destinados à alimentação animal com medicamentos de uso veterinário. A nova legislação estabelece as medidas que devem ser aplicadas para o uso racional de medicamentos na cadeia de alimentação animal, com foco em mitigar os riscos relacionados à resistência aos antimicrobianos e seus impactos à saúde humana e dos animais.  
 
“É importante manter os produtores atualizados sobre as normas que alteram algumas regras da nossa atividade, por isso, nós como associação, vamos realizar esse evento gratuito e trazer pessoas preparadas e especialistas no assunto, para esclarecer toda e qualquer dúvida dos produtores”, pontuou o presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho.  
 
Rede Suíno Forte MT  
 
Após o seminário será realizado o evento de lançamento da Rede Suíno Forte MT, nova plataforma que nasce da união entre suinocultores mato-grossenses com objetivo em comum de trabalhar pela melhoria da gestão e da competitividade da cadeia suinícola. A ferramenta reunirá centenas de fornecedores que comercializam produtos e serviços ligados à atividade, e que poderão ser contratados pelos suinocultores que fazem parte da rede.  
 
“É uma ferramenta que há algum tempo estamos estruturando e com trabalho de divulgar suas vantagens para a nossa atividade, conseguimos implantar com uma boa participação dos produtores, que entenderam a importância principalmente da união do nosso segmento para o desenvolvimento e fortalecimento da nossa atividade”, explicou Tannure.  
 
No início do evento o diretor presidente da Rede Suíno Forte MT, Frederico Tannure Filho e o gerente executivo, Lucas Marinho farão uma breve apresentação sobre a Rede. Na sequência a executiva da Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região de Minas Gerais, Paula Gomides fará palestra com o tema; “Fundamentos, prática e história da construção de uma suinocultura resiliente, o case de Ponte Nova”. Para encerrar o médico veterinário e consultor de mercado, Alvimar Jalles trará a palestra “O papel do produtor na dinâmica da formação de preços na suinocultura brasileira”.   
 
Serviço  
O que: Seminário Técnico - Fábrica de Ração e Lançamento da Rede Suíno Forte Mato Grosso  
Quando: Dia 14 de Julho a partir das 13 horas  
Onde: Auditório do Edifício Cloves Vettorato 
Inscrições: https://shre.ink/lS1d  
Mais informações: (65) 98123 3666 (WhatsApp)  

Fonte: Acrismat

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Avicultura mantém equilíbrio em 2025, mas já enfrenta novos desafios em 2026
Suinocultura da Ucrânia enfrenta custo bilionário para atender normas da União Europeia
Aumento de ovos com poeira acende alerta na avicultura do Reino Unido
Comercialização de carne suína dos EUA com estabilidade, segundo Rabobank
Influenza Aviária avança em Indiana e amplia perdas na avicultura dos EUA
Réplicas virtuais permitem simular decisões e reduzir riscos na produção de frangos de corte