Ministério do Meio Ambiente institui Centro de Operação de Emergência para gripe aviária

Publicado em 27/07/2023 09:06
Objetivo é acompanhar, propor e coordenar ações ambientais para mitigar os efeitos da emergência zoossanitária em função da detecção da gripe aviária em aves silvestres

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (26) uma portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que institui o Institui o Centro de Operação de Emergência (COEMMA Influenza Aviária). Há dois meses o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) havia instituído o Centro de Operações de Emergência Agropecuária (COE-Mapa Influenza Aviária).

Segundo o documento, o objetivo é “propor e coordenar ações ambientais para mitigar os efeitos da emergência zoossanitária em função da detecção da infecção pelo vírus influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e suas vinculadas”.

As atividades do Centro de Operações terão duração de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período, por ato da Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

O COEMMA contará com representantes da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais, do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 

Por: Letícia Guiamrães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro