ABPA emite nota sobre suspensão das exportações de frango do MS para o Japão

Publicado em 20/09/2023 12:53 e atualizado em 20/09/2023 16:19

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que apoiará o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil nas tratativas para o restabelecimento das exportações de carne de frango provenientes do Mato Grosso do Sul para o Japão.

Conforme informado ontem pelo ministério, as autoridades sanitárias japonesas suspenderam ontem os embarques provenientes da avicultura sul-mato-grossense, após o registro de Influenza Aviária de alta patogenicidade em uma ave de fundo de fundo de quintal.  

Mensalmente, o Mato Grosso do Sul exporta em torno de 2,5 mil toneladas de carne de frango para o Japão – equivalente a 0,7% das exportações mensais totais do Brasil.  

Todas as unidades exportadoras presentes no estado são de empresas que mantêm plantas em outras unidades federativas.  A expectativa é que haja uma reorganização do fluxo da exportação para que os impactos gerados pela decisão japonesa sejam minimizados.
 

Cabe lembrar que, apesar do entendimento das autoridades japonesas sobre a questão, as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) - que tem sido seguida por todos demais países - indicam suspensão de embarques apenas em ocorrências em produção comercial, o que não nunca ocorreu no Brasil.  Exatamente por isto, o Brasil segue reconhecido pela OMSA como livre de Influenza Aviária. 

Por fim, a ABPA reforça que todos os órgãos internacionais de saúde humana e animal atestam que os alimentos não são transmissores da enfermidade.   Adicionalmente, a ABPA recomenda que, caso identifique alguma ave com sintomas da enfermidade (como andar cambaleante, pescoço torto e outros sinais anormais no animal), acione imediatamente o serviço veterinário mais próximo – e não toque na ave. 
 

Fonte: ABPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ACSURS alerta suinocultores para o prazo final de adequação à normativa de biossegurança
Investigação de Dumping sobre importação de leite em pó no Brasil deve ser concluída em maio
Frango/Cepea: Carne perde competitividade frente à suína, mas ganha em relação à bovina
Ovos/Cepea: Médias de janeiro são as menores para o período em seis anos
Brasil comemora 50 anos de exportação para o Oriente Médio e se consolida como principal fornecedor de carne de frango para a região
Suínos/Cepea: Quedas chegam a 20% no mês; carne brasileira é a mais competitiva do mundo