Oferta interna de carne de frango supera recorde mantido desde o ano passado

Publicado em 21/11/2008 17:58
Mantido desde dezembro de 2007, quando atingiu a marca das 645.586 toneladas, o atual recorde na oferta interna de carne de frango foi rompido em outubro passado. Pois, considerada a produção estimada pela APINCO e o volume exportado divulgado pela ABEF, permaneceram no mercado interno 674.830 toneladas do produto, volume 4,5% superior ao disponibilizado internamente no final do ano passado. Em relação a outubro de 2007, o incremento foi bem mais significativo, de 16,74%, o maior índice registrado desde fevereiro de 2006, ocasião em que a expansão anual na oferta interna atingiu 23%.
Lá como cá, os altos índices de incremento foram devidos uma perversa combinação: aumento exagerado da produção x queda nas exportações. Assim, enquanto a produção aumentou mais de 11%, as exportações apresentaram evolução de apenas 0,72%. Com isso, a participação das exportações na produção caiu de 35,15% no ano passado para 31,86%.
A despeito, porém, dessa expansão, o volume acumulado nos dez primeiros meses do ano continua apresentando discreta evolução. Entre janeiro e outubro somou 5,914 milhões de toneladas e, assim, aumentou 2,26%, índice que corresponde a um incremento de pouco mais de 1% em relação ao crescimento vegetativo da população.
Correspondendo à média, arredondada, de 590 mil toneladas mensais, a disponibilidade interna atual projeta, para a totalidade do ano, volume em torno de 7,080 milhões de toneladas, o que significaria aumento anual inferior a 1%.
No entanto, é muito pouco provável ficar nesse índice. Pois enquanto a produção segue em expansão (as projeções para o bimestre final do ano são de um volume próximo de 2 milhões de toneladas), as exportações se tornaram grande incógnita e devem apresentar sensível retrocesso no fechamento de 2008.
Por isso, a expansão, neste ano, pode ser mais significativa e chegar aos 5%. Nos últimos 12 meses, porém, ela se encontra em 3,55% e está próxima de 7,150 milhões de toneladas.

20081121_tabela.gif

 

 

Fonte: AviSite

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário