ABPA e ASGAV monitoram caso confirmado de Doença de Newcastle no RS

Publicado em 18/07/2024 11:04 e atualizado em 18/07/2024 11:36

POSICIONAMENTO SETORIAL

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) estão acompanhando e dando suporte à ação do Ministério da Agricultura e Pecuária e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, em relação à uma amostra que testou positivo para o caso de Doença de Newcastle em granja do estado.

As autoridades federais e do estado agiram rapidamente na identificação do caso com interdição da granja, garantindo que não houvesse saída de aves. Os protocolos oficiais estabelecidos para a mitigação da situação pontual foram acionados e o entorno segue monitorado. 

A doença é de notificação obrigatória e o processo de informação à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) já foi realizado.  Como de praxe, o Brasil manteve e manterá total transparência no tratamento à situação, garantindo rápida solução a esta que é questão sanitária das aves.

Fonte: ABPA e ASGAV

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Crise de custos desafia a avicultura paranaense: como o setor está reagindo?
Suinocultura de MT avança com inovação e biosseguridade após missão técnica na Embrapa
Avicultura da Nigéria avança com megaprojeto para autossuficiência e produção de ovos
Preço dos ovos sobe na Quaresma, mas média segue a menor em quatro anos
Suinocultura dos EUA inicia 2026 com preços estáveis e desafios no comércio global
Avicultura da Rússia amplia exportação de peru, mas enfrenta gargalos produtivos e pressão externa