China reduz embargo a exportação de carne de frango apenas para o Rio Grande do Sul

Publicado em 07/08/2024 12:44 e atualizado em 07/08/2024 13:40

SÃO PAULO (Reuters) - A câmara de comércio da China, CFNA, afirmou nesta quarta-feira que, a partir de 2 de agosto, as restrições às vendas de carnes de aves do Brasil só se aplicam aos produtos do Estado do Rio Grande do Sul, que teve um surto isolado da doença de Newcastle no mês passado.

Falando nos bastidores de uma conferência sobre alimentos em São Paulo, a vice-presidente da CFNA, Madame Yu Lu, citou uma declaração da autoridade alfandegária chinesa e do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais na quarta-feira.

De acordo com um autoembargo brasileiro, o Brasil suspendeu a emissão de certificados sanitários de fornecedores para exportar produtos avícolas para a China a partir de 19 de julho, disse ela.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que não havia recebido nenhuma informação oficial das autoridades brasileiras sobre a redução do embargo apenas para o Rio Grande do Sul.

Em uma declaração enviada por e-mail, o Ministério da Agricultura do Brasil não comentou a posição mais recente das autoridades alfandegárias chinesas. O ministério disse que as restrições nacionais às exportações brasileiras de aves permanecem para a China, México e Argentina.

(Reportagem de Ana Mano)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas
Frango/Cepea: Carne de frango ganha competitividade frente à suína e bovina
Ovos/Cepea: Preços são os menores para dezembro desde 2022
Suinocultura independente mantém estabilidade em MG e SC e segue atenta ao comportamento da demanda na próxima semana