EUA registram primeiro surto de gripe aviária H5N9 em aves

Publicado em 27/01/2025 14:13 e atualizado em 27/01/2025 15:00

PARIS (Reuters) - Os Estados Unidos relataram seu primeiro surto de gripe aviária H5N9 em aves em uma fazenda de patos na Califórnia, informou a Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH) nesta segunda-feira.

Autoridades norte-americanas também detectaram a cepa H5N1, mais comum, na mesma fazenda no condado de Merced, na Califórnia, informaram em um relatório à WOAH, sediada em Paris, acrescentando que as quase 119.000 aves da fazenda morreram até 2 de dezembro.

A influenza aviária altamente patogênica (HPAI), comumente chamada de gripe aviária, espalhou-se pelo mundo nos últimos anos, levando ao abate de centenas de milhões de aves. Ela também se espalhou por dezenas de espécies de mamíferos, incluindo vacas leiteiras nos EUA, e matou uma pessoa na Louisiana.

A cepa que causou mais danos nos últimos anos foi a H5N1. A H5N9 é mais rara.

"Este é o primeiro caso confirmado de HPAI H5N9 em aves domésticas nos Estados Unidos", disse o Departamento de Agricultura dos EUA no relatório para a WOAH.

"O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do USDA, em conjunto com as autoridades estaduais de saúde animal e vida selvagem, está conduzindo investigações epidemiológicas abrangentes e vigilância reforçada em resposta aos eventos relacionados à HPAI", acrescentou.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA