Após pedido do Sistema FAEP, Adapar e Seab também manifestam preocupação com galinheiros comunitários
Em ofício enviado à Itaipu Binacional e ao Sistema FAEP, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) também manifestaram preocupação em relação à instalação de 64 galinheiros comunitários na região Oeste e no litoral do Estado. O projeto é uma ação da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) em parceria com a Itaipu Binacional.
O documento encaminhado pelas autoridades estaduais é uma resposta a uma demanda do Sistema FAEP, que pediu providências em relação aos riscos que estas criações de subsistência apresentavam para a sanidade animal do Paraná. O Estado comporta a maior avicultura comercial do Brasil, respondendo por 30% da produção nacional e 40% das exportações de carne de frango.
“O Paraná trabalhou por décadas para atingir o status sanitário de área livre de febre aftosa sem vacinação. Fomos o segundo Estado brasileiro a conquistar o reconhecimento internacional e agora vemos uma atividade bilionária, que gera emprego, renda e desenvolvimento, ser ameaçada pelo incentivo de criações sem controle sanitário”, alerta o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
O ofício encaminhado à Itaipu recomenda que a empresa “reavalie a estratégia de apoio à criação de aves nas regiões citadas e considere medidas adicionais de segurança sanitária”. A preocupação dos órgãos estaduais se refere à introdução de galinhas domésticas no Oeste, principal região produtora de aves do Paraná, o que poderia aumentar consideravelmente os riscos sanitários, facilitando a transmissão do vírus da Influenza Aviária das aves silvestres para os plantéis domésticos.
0 comentário

Estabilidade predomina no encerramento desta quinta-feira (17) para o mercado do frango

Preços no mercado de suínos se sustentam ou registram leves ganhos nesta quinta-feira (17)

Suinocultura independente: mercado sustenta e até eleva preços do animal na véspera do feriadão

Associação alega que existe um descolamento nos preços dos ovos ao consumidor em relação ao valor recebido pelo produtor

Polônia implementará medidas mais duras para conter a gripe aviária

Produção de carne suína da China no primeiro trimestre cresce 1,2% em relação a 2024 para 16,02 milhões de toneladas métricas