França elogia vacinação contra gripe aviária enquanto aves são deixadas ao ar livre
PARIS, 26 de março (Reuters) - A França informou na quarta-feira que seus rebanhos de aves poderão ficar ao ar livre novamente após uma calmaria nas infecções por gripe aviária que o governo atribuiu a um programa de vacinação.
Em 2023, a França se tornou o primeiro grande exportador de aves do mundo a lançar uma campanha nacional de vacinação contra a gripe aviária altamente patogênica, ou gripe aviária, na tentativa de conter o vírus que devastou rebanhos de aves em todo o mundo e se espalhou para outras espécies, incluindo humanos.
O país exige a vacinação de patos de criação, que são particularmente vulneráveis à gripe aviária.
"A política de vacinação da França deu resultado", disse a Ministra da Agricultura Annie Genevard aos legisladores. "A França recuperou seu status de país livre (da gripe aviária), o nível de risco agora é moderado e os patos poderão sair novamente."
O programa de vacinação foi bem recebido pela indústria avícola francesa , pois ajudou na recuperação da produção, apesar das restrições comerciais impostas à França por alguns países importadores.
Os Estados Unidos estão considerando recorrer à vacinação enquanto enfrentam uma crise de gripe aviária que elevou os preços dos ovos e causou transmissão para vacas leiteiras e trabalhadores rurais .
Enquanto isso, a Grã-Bretanha anunciou esta semana que a gripe aviária foi detectada em uma ovelha , o primeiro caso desse tipo relatado no mundo.
Reportagem de Bertrand Boucey e Gus Trompiz; Edição de Angus MacSwan
0 comentário

Estabilidade predomina no encerramento desta quinta-feira (17) para o mercado do frango

Preços no mercado de suínos se sustentam ou registram leves ganhos nesta quinta-feira (17)

Suinocultura independente: mercado sustenta e até eleva preços do animal na véspera do feriadão

Associação alega que existe um descolamento nos preços dos ovos ao consumidor em relação ao valor recebido pelo produtor

Polônia implementará medidas mais duras para conter a gripe aviária

Produção de carne suína da China no primeiro trimestre cresce 1,2% em relação a 2024 para 16,02 milhões de toneladas métricas