Pequenos produtores de leite vão contar com tanques de resfriamento gratuitos

Publicado em 16/02/2009 11:23
Os pequenos produtores de leite de 24 municípios pernambucanos vão contar com apoio dos governos estadual e federal para armazenamento de sua produção.

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) do governo de Pernambuco vai investir cerca de R$ 1,8 milhão na construção de Centros Comunitários de Produção (CCP), que vão abrigar 50 tanques de resfriamento. A iniciativa, uma ação que faz parte do programa Leite de Todos, beneficiará cerca de 1 mil pequenos produtores.

Ao armazenar o leite, alimento altamente perecível, em tanques de resfriamento, os produtores aumentam sua capacidade competitiva e reduzem custos.

De acordo com a gerente de Agronegócio da Secretaria, Carmem Patrícia Alexandre, com a iniciativa, vão ser reduzidos consideravelmente os índices de contaminação do leite e haverá maior geração de renda e desenvolvimento local, com o incremento da venda do leite produzido pelos agricultores familiares.

Os produtores que serão beneficiados são aqueles que fornecem até 100 litros de leite por dia. Eles vão poder armazenar seu estoque, sem custo, nos tanques de resfriamento, que têm capacidade para dois mil litros cada um. O processo de licitação para construção dos centros e a aquisição dos tanques vai começar no próximo mês, depois de concluída pesquisa de campo e feito o recolhimento da documentação das associações de produtores.


Fonte: Pernabuco.com

Fonte: Pernabuco.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA