APA reforça alerta sobre Influenza Aviária em aves silvestres no estado de São Paulo

Publicado em 18/07/2025 14:29
Associação Paulista de Avicultura apoia campanha de prevenção e orienta sobre riscos e procedimentos em caso de suspeita

– A Associação Paulista de Avicultura (APA, São Paulo/SP), vem a público reforçar o alerta sobre a presença do vírus da Influenza Aviária em aves silvestres no estado de São Paulo. A campanha de orientação visa conscientizar profissionais do setor avícola, tutores de aves, turistas e a população em geral sobre os riscos da doença e a importância de não manipular aves doentes ou mortas. A Influenza Aviária é uma enfermidade viral altamente contagiosa, que representa ameaça à saúde das aves, ao meio ambiente, à economia e à saúde pública.

O Diretor Técnico da APA, José Roberto Bottura, recomenda que, diante da presença de aves silvestres com sinais clínicos como tremores, dificuldades respiratórias, asas caídas ou comportamento anormal, que a população evite qualquer contato direto. “Não toque, não tente socorrer e não remova aves doentes ou mortas. A orientação é informar imediatamente a Unidade de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo mais próxima ou entrar em contato pelo e-mail pesa.cda@gmail.com.

No litoral paulista, também estão disponíveis números de contato de instituições ambientais para atendimento específico. Essas medidas são fundamentais para conter a disseminação do vírus e proteger a avicultura paulista.

Fonte: APA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Suinocultura independente mantém estabilidade em MG e SC e segue atenta ao comportamento da demanda na próxima semana
Sindicarne: SC continua na liderança da suinocultura brasileira
Suínos/Cepea: Festas de fim de ano elevam demanda e preços
APINCO aponta queda de 15,3% na produção de pintos de corte em novembro/25
FACTA fortalece integração na cadeia de proteína animal e encerra 2025 com mais de dois mil participantes em eventos técnicos
Média diária exportada de carne de frango avança 16,4% até a segunda semana de dezembro/25, mas recua no preço pago