Evolução do peso do frango abatido em 25 anos

Publicado em 08/04/2009 09:46 e atualizado em 09/03/2020 16:01

Como mostra o gráfico abaixo, os dados anuais do IBGE relativos ao abate inspecionado de frangos e ao volume de carne deles decorrente também possibilitam traçar um retrato (bastante fiel) da evolução da avicultura de corte do País. Ou revelar os ganhos obtidos pelo frango no Brasil e no mundo graças a um trabalho contínuo de melhoramento genético.
Neste caso, os dados analisados abrangem um quarto de século (1984 a 2008) e mostram que nesse espaço de tempo o peso médio do frango abatido no Brasil aumentou 37%, passando de 1,522 kg 25 anos atrás para 2,087 kg no ano passado. Os dados não mostram, mas é interessante mencionar que esses ganhos foram obtidos com uma concomitante redução no tempo de criação – de cerca de 8-9 semanas em 1984 para 6-7 semanas atualmente. Ou até 5 semanas em se tratando de um “griller”.
Outro segredo contido no gráfico é a passagem da indústria do frango de um período de forte evolução para outro de maior evolução ainda, marcado pela chegada das chamadas “linhagens de conformação”. Demonstrando através de resultados:
Nos 13 anos decorridos entre 1984 e 1996 o peso do frango abatido aumentou perto de 14%, passando de 1,522 kg para 1,735 kg – ganho de quase 1% ao ano. Observe-se que a partir daí (1997 e 1998) o peso do frango dá um grande salto. Foi quando ocorreu a introdução, no País, das “linhagens de conformação”. Constata-se então que nos 13 anos decorridos entre 1996 e 2008 a variação de peso superou os 20% ou cerca de 1,5% ao ano.

 

Fonte: Avisite

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Investigação de Dumping sobre importação de leite em pó no Brasil deve ser concluída em maio
Frango/Cepea: Carne perde competitividade frente à suína, mas ganha em relação à bovina
Ovos/Cepea: Médias de janeiro são as menores para o período em seis anos
Brasil comemora 50 anos de exportação para o Oriente Médio e se consolida como principal fornecedor de carne de frango para a região
Suínos/Cepea: Quedas chegam a 20% no mês; carne brasileira é a mais competitiva do mundo
Nova plataforma integra vigilância sanitária e análise de risco de doenças suínas