O prejuízo de empresa líder em processamento de carne e de alimentos e a atuação do governo chinês
A Zhongpin Inc., empresa líder da China tanto em processamento de carne quando de alimentos, apresentou fraco desempenho no 2º trimestre de 2009. Em maio a empresa planejava um crescimento significativo, aumentando sua capacidade produtiva de 59.760 para 81.760 toneladas, porém foi afetada por diferentes fatores que, combinados, enfraqueceram sua posição.
O caso da Zhongpin é interessante na medida em que expõe a necessidade de um planejamento que leve em consideração: (1) a dinâmica da empresa, (2) o setor como um todo e (3) fatores imponderáveis.
A começar pelo fator imponderável, a gripe H1N1 (ainda largamente chamada de “gripe suína”) ficou popularmente conhecida em junho de 2009 e teve um grande impacto nas vendas do setor suinícola chinês. O consumo de carne suína caiu significativamente em função do medo dos consumidores em pegarem a doença por conta do consumo.
O governo chinês se esforçou com campanhas para “educar” os consumidores do país, fazendo campanhas para informar que não há ligação entre a gripe e o consumo da carne suína. Aos poucos o mercado foi se recuperando, porém o impacto negativo já havia se consolidado.
Ao mesmo tempo, o setor enfrentou uma queda de aproximadamente 20% nos valores da carne suína durante o 2º trimestre de 2009. Em grande medida esta queda é resultado de uma oferta de suínos maior do que o consumo.
Este desequilíbrio, por sua vez, resulta tanto do excesso de suínos disponíveis diante de uma demanda menor, quanto da tendência de queda sazonal do consumo de suínos uma vez que o clima está cada vez mais quente.
O quadro começou a se reverter a partir de meados de julho, mas não por conta de uma recuperação natural do mercado. Ao contrário, a recuperação tem como seu principal pivô o Estado chinês. O governo iniciou uma série de compras de carne suína congelada para recompor estoques oficiais, o que acabou por aumentar a demanda e, por consequência, o preço.
Desta forma, o caso da Zhongpin é interessante pois mostra não só como uma empresa tem que tratar de várias forças que impactam em sua sustentabilidade, mas também porque mostra a importância dos governos nos processos produtivos. Em momentos de crise, a ação destes grandes compradores que são os governos pode impactar na preservação ou não de determinados setores.
Conteúdo Business Intelligence – https://www.suino.com.br/BI.aspx Produto exclusivo suino.com em parceria com Focus R. I. - Assessoria & Consultoria em Relações Internacionais.
0 comentário

Frango: preços ficam estáveis ou registram leves altas nesta sexta-feira (7)

Sexta-feira (7) encerra com cotações subindo no mercado de suínos

Carne de frango embarcada em janeiro tem resultados semelhantes aos atingidos em dezembro/24

Exportações de carne suína encerram janeiro com queda em relação a dezembro de 2024

Mercados de aves vivas em Nova York fechados por causa da gripe aviária

Suinocultura de MS segue em crescimento e supera 3,39 milhões de suínos abatidos em 2024