Programa Suinocultura Noturna é lançado no Paraná

Publicado em 21/09/2009 09:49
Produtores terão até 70 de desconto na tarifa de energia elétrica consumida no período compreendido entre 21h30 e 6 horas da manhã

De acordo com o Campo News, a concretização da primeira ligação elétrica beneficiada pelo Programa Suinocultura Noturna, iniciativa do governo do Estado do Paraná e a Copel (Companhia Paranaense de Eletricidade) estendem aos criadores de suínos os mesmos descontos – de até 70% – na tarifa de energia elétrica consumida por avicultores e usuários de equipamentos para irrigação no período compreendido entre 21h30 e 6 horas da manhã.

O lançamento do mais novo programa de apoio governamental ao segmento do agronegócio paranaense aconteceu durante um encontro com produtores rurais reunidos em Toledo para comemorar a marca de R$ 1 bilhão do VBP (Valor Bruto da Produção) de 2008 no município.

Cadastramento


A exemplo do PIN (Programa de Irrigação Noturna) e do PAN (Programa Avicultura Noturna), o cadastramento dos suinocultores interessados em participar do Programa de Suinocultura Noturna deverá ser feito por intermédio da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), que encaminhará à Copel a documentação necessária para a instalação do medidor apropriado, que além da quantidade de eletricidade utilizada registra, também, o horário em que o consumo aconteceu. O produtor rural deverá se responsabilizar pelas adequações da entrada de energia, quando necessárias, e também pelo custeio do sistema de medição.

Ainda segundo a reportagem do Campo News, enquanto o início do programa era oficialmente celebrado na cidade, na propriedade do suinocultor Irno Pretto, situada na zona rural de Toledo, a ligação já estava ativa e produzindo efeitos econômicos, que podem chegar à casa dos R$ 500,00 mensais. Ele estima que a manutenção do plantel de 500 matrizes e a produção de 8,5 mil leitões por ano consuma pelo menos 6 mil kWh (quilowatts-horas) mensais, a metade durante o período noturno.


“No verão, os animais precisam de ventilação, mas no inverno não há como dispensar o aquecimento elétrico”, explica. No caso da sua propriedade, o Programa Suinocultura Noturna está fazendo com que o custo do quilowatt-hora consumido durante a noite e a madrugada caia de 16 centavos para cerca de 6 centavos, daí resultando um desconto superior a 60%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário