Frango: aprofundam-se as perdas em relação ao primeiro semestre

Publicado em 30/09/2009 08:16

Em comentário feito logo nos primeiros dias de setembro, o AviSite observou que 2009 deveria ser uma exceção em relação aos demais anos da “era 2000”, já que entre 2000 e 2008 os preços do frango vivo sempre variaram positivamente do primeiro para o segundo semestre enquanto, neste ano, havia clara tendência de uma variação negativa em relação ao primeiro semestre.


Pois essa tendência se acentuou ainda mais em setembro, mês em que a ave viva registrou os menores preços médios de 2009. Dessa forma, enquanto no bimestre julho-agosto o recuo em relação ao primeiro semestre era de pouco mais de 4%, encerrado o terceiro trimestre a perda de preços em relação ao semestre inicial do ano sobe para 9,30%.


Mas essa perda se resume ao frango vivo, certo? Errado, atinge também o frango abatido. Sob esse aspecto, aliás, o gráfico abaixo mostra que o comportamento do frango abatido não é muito diferente do observado com o frango vivo – constatação que desmonta a tese, defendida por alguns, de que um mercado nada tem a ver com o outro.


Ou seja: em 2009, também o frango abatido vem registrando (semestre corrente) preço médio inferior ao alcançado no semestre inicial do ano. A única grande diferença, aqui, está no percentual de “involução” de um e outro segmento. Pois enquanto os preços do frango vivo recuaram 9,30% em relação à média alcançada no primeiro semestre, com o frango abatido a redução se encontra em apenas 1,16%. Mesmo assim corre o risco de fechar o semestre com resultado negativo.

20090930_grafico.gif

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário