Frango: Seleção é o segredo do crescimento
“Trata-se de um mito, um enorme engano”, assegura o médico veterinário e gerente de produção da Tyson do Brasil – empresa do grupo Tyson Foods, maior processadora mundial de carne de frango –, Rogério Maggioni.
Segundo ele, os animais atingem o tamanho adequado para o abate seguindo o ritmo biológico natural de crescimento. Do ponto de vista cronológico, o frango é abatido em uma idade bastante jovem – com cerca de 45 dias – levando-se em consideração que o tempo médio de vida de uma ave varia entre 4 e 8 anos. Já o o peso ideal de uma ave para o abate gira em torno de 2,5 kg, enquanto um macho adulto chega a pesar 8 kg.
Segundo Maggioni, o ritmo de crescimento das aves já foi mais lento no passado, mas a utilização de técnicas de melhoramento genético das raças, através da seleção das melhores matrizes, conseguiu reduzir esse tempo, sem a necessidade da utilização de hormônios.
“Na prática, não existe nem nunca existiu a injeção de hormônio na avicultura brasileira”, garante. Além da proibição do uso, o veterinário explica que, do ponto de vista prático, seria impossível que qualquer avicultor utilizasse essas substâncias na cadeia produtiva. “Sequer existe um produto com essas características no mercado. Os hormônios existentes são voltados para mamíferos, impossibilitando o uso em aves”, diz.
“Existe um processo de rastreabilidade do começo ao fim da cadeia. Se for preciso, é possível descobrir, por exemplo, a ‘mãe’ do frango que está na prateleira de um supermercado” afirma. “Posso afirmar que o frango é um alimento seguro, vindo de uma indústria responsável, com processos seguros do começo ao fim”, finaliza Maggioni.