EUA e Rússia terão conversas para solucionar `guerra do frango´

Publicado em 15/01/2010 12:31 e atualizado em 15/01/2010 14:40
Rússia e Estados Unidos conversarão na semana que vem para encontrar uma solução para a chamada "guerra do frango", na qual Moscou suspendeu as importações americanas do produto, um dos alimentos básicos da população russa.

"Temos previstas consultas bilaterais sobre a carne de frango importada dos Estados Unidos para os dois 19 e 20 de janeiro", anunciou hoje Andrei Nesterenko, porta-voz da Chancelaria russa.

Nesterenko explicou que a reunião entre funcionários dos departamentos envolvidos será realizada por iniciativa dos EUA.

"As reivindicações russas têm caráter técnico e não pretendem impor limitações comerciais aos fornecedores de produção segura e de qualidade", apontou.

O diplomata lembrou que as importações de carne de frango americano representam quase 80% do total e ocupam um quinto do mercado russo.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, declarou que "vários de nossos parceiros comerciais, principalmente as companhias americanas, não mostram por enquanto disposição de cumprir com os padrões sanitários russos".

Putin, que já protagonizou em 2002 uma azeda batalha comercial com os EUA pela mesma razão, ressaltou que esses padrões são os mesmos da União Europeia (UE).

"Para 2010 estávamos dispostos a oferecer aos americanos uma cota de 600 mil toneladas, que é a maior de todos os fornecedores no mercado russo", disse.

"Certamente, não se deve buscar aqui nenhuma motivação política. Não há nada mais que economia e segurança dos produtos alimentícios", afirmou Putin.

A partir do dia 1º de janeiro, entraram em vigor na Rússia novas regras sanitárias que proíbem a importação de frango tratado com cloro, prática habitual nos EUA.

Em 2002, as autoridades russas proibiram durante semanas as importações de frango americano com o argumento de que as empresas do país usavam antibióticos e hormônios na criação das aves.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
EFE

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário