Mato Grosso e RS reforçam pedido para exportar carne suína para União Europeia
O secretário de Desenvolvimento Rural Neldo Egon Weirich, e o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, João Carlos Machado, acompanham representantes dos produtores da cadeia produtiva suinícola mato-grossense e gaúcha em duas audiências nesta quarta-feira (20.01), em Brasília. P> Pela manhã, serão recebidos pelo secretário de Defesa gropecuária (DAS/MAPA), Inácio Afonso Kroetz, e técnicos. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nessa reunião será reivindicado o envio de fiscais federais aos Estados para análise das condições sanitárias e qualidade do produto para exportação.
O ministro Reinhold Stephanes recebe, às 16h, em seu gabinete as comitivas de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul. Na pauta, o pedido de inclusão dos Estados de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul, na listagem dos Estados brasileiros aptos para a exportação da carne suína para a União Europeia. Com esses mercados, o Brasil poderá exportar 200 mil toneladas a mais por ano. Até novembro, as exportações atingiam 561 mil toneladas.
Neldo Egon disse que todos estão na expectativa de que a União Europeia abra seu mercado para o Brasil ainda no primeiro semestre e que os Estados Unidos publiquem em breve a análise de risco para importação do produto. Missões desses países estiveram no país e, aprovaram as nossas condições sanitárias. “O sucesso desse trabalho é a conscientização de todos os produtores em garantir a sanidade animal do rebanho”, e acompanha em Brasília, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso,(Indea/MT), Decio Coutinho.
“A nossa reivindicação é oportuna porque temos condição sanitária elevada, e tanto, que nosso Estado é o maior exportador da carne suína", afirmou o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul João Carlos Machado. integram a comitiva gaúcha o presidente do Fundesa, Rogério Kerber e o presidente do SIPS (Sindicato da Indústria de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul), Osmildo Pedro Bieleski. Também participam do encontro representantes de entidades de classe, cooperativas e indústrias.
0 comentário
Frango congelado ou resfriado em São Paulo têm alta nesta segunda-feira (9)
Preços do suíno vivo caem de forma generalizada nesta segunda-feira (9)
Frango: faturamento por média diária sobe 18,5% neste início de dezembro em comparação ao mesmo período de 2023
Em 5 dias úteis, faturamento com exportações de carne suína em dezembro atinge o percentual de 31,27% em relação a dezembro/23
Exportações do setor avícola do Rio Grande do Sul e Brasil em novembro de 2024
Exportações de carne suína crescem 15,1% em novembro