São Paulo inicia campanha de vacinação da gripe A H1N1

Publicado em 08/03/2010 16:16
Na primeira etapa, que vai até 19 de março, haverá imunização dos profissionais da área de saúde e da população indígena

O Governo de São Paulo iniciou nesta segunda-feira, 8 de março, a campanha de vacinação contra a gripe A H1N1. Cerca de 20 milhões de pessoas deverão ser vacinadas em todo o Estado. Em evento na capital, o governador José Serra e o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, deram início à campanha.

Na primeira etapa da campanha, que vai até o dia 19 de março, haverá a imunização dos profissionais da área de saúde e da população indígena. Serão vacinados os 704 mil profissionais de saúde que trabalham diretamente em 6,4 mil serviços de saúde de resposta à pandemia, públicos e privados, entre hospitais, pronto-socorros, Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios e unidades de Saúde da Família, entre outros.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, deverão receber a vacina médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam em investigação epidemiológica. "Os profissionais de saúde serão os primeiros a ser protegidos, pois trabalham diretamente com pessoas doentes. Assim, é preciso evitar que eles sejam contaminados e, tão importante quanto, evitar que possam transmitir o vírus", afirmou o secretário.

A vacinação dos profissionais de saúde ocorrerá no próprio local de trabalho. A Secretaria encaminha as doses aos municípios, que ficam encarregados do organizar a campanha. Já a imunização da população indígena será feita diretamente nas aldeias, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

"Haverá uma sequência e até o final de maio nos esperamos ter vacinado cerca de 20 milhões de pessoas no Estado de São Paulo. No Brasil, serão 100 milhões e isto não exclui depois a campanha de vacinação contra a gripe tradicional, que será a partir de abril", disse o governador durante evento de início da vacinação.

A segunda fase da vacinação contra a nova gripe, que começa em 22 de março e vai até 2 de abril, incluirá as gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade e os portadores de doenças crônicas, como obesidade de grau 3, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros. As mulheres que engravidarem após 2 de abril poderão receber a vacina até o final da campanha, em 21 de maio.

Na terceira etapa da campanha, entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população paulista de 20 a 29 anos de idade. E de 24 de abril a 7 de maio, receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal). E, finalmente, no período de 10 a 21 de maio, os adultos de 30 a 39 anos deverão ser vacinados contra a nova gripe.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Maxpress Net

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário