Tailândia quer do Japão abertura urgente a seu frango in natura

Publicado em 09/03/2010 09:11
Em contato mantido em Tóquio com seu colega japonês, o Ministro da Agricultura da Tailândia pediu que o Japão avalie com urgência a possibilidade de suspender o embargo mantido sobre a carne de frango in natura de origem tailandesa, já que há mais de um ano o país está livre da Influenza Aviária.

De acordo com a MCOT, agência tailandesa de notícias, os Ministros Theera Wongsamut e Hirotaka Akamatsu, representando a Agricultura tailandesa e japonesa, respectivamente, mantiveram longo contato na capital do Japão para tratar de assuntos agrícolas de interesse comum. Na ocasião, o Ministro tailandês ressaltou que seu país, um dos primeiros a ser afetado pelo vírus H5N1 no surto iniciado em 2003, permanece livre da doença desde 11 de fevereiro de 2009.

Sua proposta foi a de que o Japão avalie, com urgência, a retomada das importações de carne de frango in natura da Tailândia, suspensas desde 2004.
Em resposta, o Ministro japonês anunciou que enviará técnicos do Ministério à Tailândia, para uma avaliação dos sistemas de controle e confirmação do controle pleno da Influenza Aviária no país. Se as respostas forem favoráveis, o Japão vai reabrir seu mercado à carne de frango in natura da Tailândia.

Vale registrar que essa reabertura, quando ocorrer, vai causar sérios problemas para as exportações brasileiras de carne de frango, porquanto o Japão está entre os principais importadores do produto brasileiro. Pode haver perda de mercado. E não apenas porque a Tailândia está a um quarto da distância entre nosso País e o Japão, mas devido, especialmente, ao “custo Brasil”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário