Projeção de alta no preço do leite

Publicado em 18/03/2010 09:52
Enquanto as principais commodities têm cenário de preço baixo, a perspectiva do produtor de leite é de alta. A queda da oferta de matéria-prima em praticamente todas as regiões do país e a demanda aquecida levam à reação no mercado. E os próximos meses tendem a ser melhores. De acordo com o agrônomo Gustavo Beduschi, da Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBCL), que participou do 6 Fórum Estadual do Leite, em Não-Me-Toque, pelos menos três sinais permitem acreditar que a elevação se prolongará em 2010. O primeiro é o reajuste do salário mínimo antecipado e acima da inflação. A correção, implementada em janeiro, foi de 10%, enquanto o IPCA somou 4,5%. Outros fatores são projeção de crescimento da economia acima de 5% e ano eleitoral, com mais verba para programas públicos.

No Estado, conta a favor do produtor a ampliação de fábricas, o que acirra a disputa por matéria-prima. De acordo com o presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas, Ernesto Krug, a ociosidade supera 50% no parque industrial. Com o cenário, o preço do litro ao produtor pode atingir pico de R$ 1,00 até setembro no Rio Grande do Sul, prevê o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário