Influenza Aviária na Romênia volta a assustar União Européia

Publicado em 19/03/2010 12:50
Após um bom período de trégua, o vírus H5N1 da Influenza Aviária volta a assustar os países membros da União Européia: em notificação transmitida à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a Romênia, país admitido à UE em 2007, acusou a detecção do vírus em seu território.
A notificação emitida pelas autoridades sanitárias de Bucareste faz referência a um foco de Influenza Aviária de alta patogenicidade (HPAI, na sigla em inglês) ocorrido em criação caseira de Letea, no estado de Tulcea, leste do país e às margens do Mar Negro.
Letea é um pequeno lugarejo instalado em uma das ilhas existentes no delta do Rio Danúbio. Ali o acesso se faz exclusivamente pela água, existindo no local 165 diferentes plantéis domésticos de aves. Só um deles foi afetado e, nele, todas as 47 aves do lote morreram em consequência da doença.
A identificação das amostras, realizada pelo laboratório nacional de referência da Romênia, confirmou tratar-se do subtipo H5N1 da Influenza Aviária.
Desde janeiro passado até agora, oito países foram afetados por surtos de Influenza Aviária – Bangladesh, Butão, Camboja, Índia, Mianmar, Nepal, Vietnã e, agora, Romênia.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário