Treinamento qualifica 200 produtores de frango caipira em Cametá, PA

Publicado em 23/03/2010 09:21
Cametá, PA, 23 de Março de 2010 - Moradores da comunidade Porto Grande, localizada no município de Cametá, PA, na Região de Integração Tocantins, participaram do curso de treinamento sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs). A capacitação reuniu 200 produtores ligados à Cooperativa de Frango Caipira de Cametá (Coopfranc), beneficiária do primeiro Projeto de Investimento Produtivo (PIP), resultante do Acordo de Empréstimo entre governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird).

Os treinamentos, de 40 horas, começaram em 11 de março e prosseguem até abril, para contemplar os 200 cooperados que compõem o PIP de Galinha Caipira. Cada um deles vai receber mudas de açaí, andiroba e outras espécies florestais da região, para enriquecimento florestal ou replantio em áreas degradadas pelo cultivo de mandioca.

Os treinamentos estão sendo ministrados pela empresa prestadora que elaborou o projeto de Galinha Caipira, em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Os Sistemas Agriflorestais (SAFs), desenvolvidos paralelamente com os PIPs, contribuirão com o Programa Um Bilhão de Árvores para a Amazônia. De acordo com o agente de Desenvolvimento Local do Pará Rural, Claudecir Gaspar, o treinamento para os SAFs mostra a preocupação que os projetos têm não só com o retorno financeiro, mas também com a questão ambiental.

Ele esteve na comunidade Porto Grande no período de 17 a 21 de março, acompanhando as duas turmas que receberam os treinamentos.

Os PIPs resultam de ações planejadas por técnicos do programa Pará Rural, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), beneficiando comunidades rurais das 12 regiões de integração do Pará.
Fonte: Agência Pará

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína
Valores do frango congelado e resfriado cedem em São Paulo nesta quinta-feira (25)