Treinamento qualifica 200 produtores de frango caipira em Cametá, PA

Publicado em 23/03/2010 09:21
Cametá, PA, 23 de Março de 2010 - Moradores da comunidade Porto Grande, localizada no município de Cametá, PA, na Região de Integração Tocantins, participaram do curso de treinamento sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs). A capacitação reuniu 200 produtores ligados à Cooperativa de Frango Caipira de Cametá (Coopfranc), beneficiária do primeiro Projeto de Investimento Produtivo (PIP), resultante do Acordo de Empréstimo entre governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird).

Os treinamentos, de 40 horas, começaram em 11 de março e prosseguem até abril, para contemplar os 200 cooperados que compõem o PIP de Galinha Caipira. Cada um deles vai receber mudas de açaí, andiroba e outras espécies florestais da região, para enriquecimento florestal ou replantio em áreas degradadas pelo cultivo de mandioca.

Os treinamentos estão sendo ministrados pela empresa prestadora que elaborou o projeto de Galinha Caipira, em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Os Sistemas Agriflorestais (SAFs), desenvolvidos paralelamente com os PIPs, contribuirão com o Programa Um Bilhão de Árvores para a Amazônia. De acordo com o agente de Desenvolvimento Local do Pará Rural, Claudecir Gaspar, o treinamento para os SAFs mostra a preocupação que os projetos têm não só com o retorno financeiro, mas também com a questão ambiental.

Ele esteve na comunidade Porto Grande no período de 17 a 21 de março, acompanhando as duas turmas que receberam os treinamentos.

Os PIPs resultam de ações planejadas por técnicos do programa Pará Rural, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), beneficiando comunidades rurais das 12 regiões de integração do Pará.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Pará

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário