Suíno de SC rumo aos EUA

Publicado em 07/04/2010 11:11
Santa Catarina pode se beneficiar da disputa comercial entre Brasil e EUA. Os americanos apresentaram como moeda de negociação às retalizações brasileiras o reconhecimento de Santa Catarina como área livre da febre aftosa.

Nessa segunda-feira, a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Lytha Espíndola, anunciou que a retaliação contra os 102 produtos americanos, que começaria nesta quarta-feira, foi adiada até o dia 22.

Segundo Lytha, o governo recebeu uma proposta dos EUA para uma solução negociada da disputa comercial – que envolve a política americana de subsidiar produtores de algodão. Entre os compromissos propostos, os EUA se propuseram a acelerar o reconhecimento de Santa Catarina como área livre da febre aftosa.

O governo vai estudar as propostas antes de decidir se prossegue com as sobretaxas. Se até o dia 22 forem implementadas as promessas americanas, o Brasil dará um novo prazo de mais 60 dias para uma negociação completa com os EUA.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), Enori Barbieri, acredita que a medida permitiria embarques de carne suína catarinense para os EUA ainda este ano. Mas ele considera mais difícil o comércio de carne bovina, pois existem focos de febre aftosa em outros estados brasileiros.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário Catarinense

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário