Frango brasileiro abre espaço no mercado oriental

Publicado em 12/04/2010 15:32 471 exibições
Para conquistar esse exigente mercado, indústrias avícolas do Paraná têm desenvolvido cortes especiais para atender exclusivamente a população oriental

O mercado internacional está cada vez mais aberto a carne de frango brasileira. Neste início de ano, no acumulado janeiro-fevereiro de 2010, o Brasil exportou 517.341.715 quilos de carne de frango. Apenas no mês de fevereiro, o país exportou 283.220.421 quilos de frango de corte, desempenho 6,95% superior ao mesmo período do ano passado. Nas vendas externas do produto, o Paraná é destaque nacional, respondendo por um quarto do volume total vendido pelo Brasil no mercado externo. No primeiro bimestre deste ano, de acordo com números do Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná), o estado exportou 131.246.238 quilos de frango. Num cenário positivo e em ascensão, os produtores nacionais, atentos ao crescimento das vendas internacionais, estão aproveitando para abrir novas portas de negócios no setor externo. O conhecimento mais profundo das características de consumo de cada país tem se mostrado uma alternativa eficaz na conquista de novos mercados para a carne de frango brasileira em países do Oriente Médio e da Ásia, os principais destinos do frango de corte brasileiro.

Um exemplo do uso dessa estratégia é o que a Frangos Canção, abatedouro paranaense de Maringá, implementou em sua linha industrial. A empresa adotou a postura de conhecer bem as características de novos clientes para conseguir melhores resultados no exterior. Profissionais da área de exportação do grupo Canção investem no estudo dos hábitos dos consumidores de países alvo. Com isso, a empresa chega ao mercado com a oferta de produtos diferenciados, com cortes específicos e exclusivos aos padrões e costumes de cada localidade. Com essa estratégia, há quatro anos o Grupo ingressou no mercado do Oriente Médio, hoje o principal destino externo da Frangos Canção, representando 30% das vendas internacionais dos produtos com a marca Frangos Canção. Agora, o desafio está em ingressar, usando a mesma estratégia, no mercado japonês, terceiro principal destino externo das exportações paranaenses de frango – atrás apenas de Arábia Saudita e Hong Kong.

De acordo com o gerente de exportações da Frangos Canção, Edemir Trevizoli Júnior, o mercado japonês é alvo de estudos no grupo. “Estamos exportando para os japoneses faz apenas dois meses. Participamos há pouco tempo de uma feira de alimentos lá para ampliar nosso conhecimento sobre o estilo de consumo no país”, afirma Trevizoli. Mesmo com pouco tempo de mercado, as exportações para o Japão já representam 10% do volume exportado pela Frangos Canção neste início de ano. O projeto, explica Trevisoli, é ampliar essa porcentagem até o final do primeiro semestre de 2010.

Atualmente, a Frangos Canção exporta mais de quatro mil toneladas por mês para o mercado externo. Por enquanto, o Japão recebe 400 toneladas ao mês de com um corte específico, a perna de frango desossada. “Com esse corte específico para o Japão, exportamos também valor agregado e serviço especializado, pois não é só a carne que chega ao consumidor, mas também o resultado do nosso trabalho no desenvolvimento de novos produtos”, afirma Trevizoli.

Tags:
Fonte:
Centro de Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário