Nos últimos dois anos, frango vivo ganha do boi e do suíno

Publicado em 13/04/2010 08:30

Nos 24 meses decorridos desde abril de 2008, a produção animal brasileira passou por uma fase áurea (1º semestre de 2008), enfrentou a mais profunda crise econômica do planeta dos últimos 70-80 anos e emergiu do processo com inúmeras sequelas. Mas, à primeira vista, quem saiu menos “chamuscada” da crise (analisada, apenas, a evolução de preços dos animais vivos) foi a avicultura de corte.


É verdade que no início de 2008 o frango vivo se encontrava subvalorizado. Assim, não foi tão difícil obter, entre abril e agosto, uma valorização de quase 50%, só interrompida com a manifestação da crise econômica no Brasil. Mas ao contrário do que ocorreu com o suíno (cujos preços despencaram ininterruptamente por meses), o frango experimentou preços relativamente estáveis no período mais desafiante da crise – resultado, não há dúvida, da melhor adequação da produção às condições de exportação e consumo interno então prevalentes.


Curiosamente, o momento mais difícil do frango em todo esse período foi registrado quando o pior da crise já havia passado – em setembro de 2009 e, opostamente ao que havia ocorrido nos meses anteriores, por inadequação da produção à demanda interna e externa (leia-se, também, excesso de produção). Ainda assim, o produto obteve, naquele mês, um valor nominal quase 4% superior ao de abril de 2008, fechando o período analisado (24 meses encerrados no último mês de março) com valorização de 15,5%.


Não foi assim com o boi e o suíno vivo que – também curiosamente – chegaram a março passado apresentando idêntico nível de desvalorização – preços médios nominais 3% inferiores aos alcançados em abril de 2008, quando havia apenas ligeiro prenúncio da crise.


E, da mesma forma que o ocorrido com o frango vivo, os dois produtos também se valorizaram até o terceiro trimestre de 2008, recuando a partir daí. As perdas do boi foram praticamente contínuas, porém paulatinas. Já as do suíno foram abruptas até o início de 2009, revertendo-se a partir de então, mas com contínuos tropeços no primeiro momento de recuperação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário