Produtores brasileiros de frango repudiam declarações de Evo Morales

Publicado em 23/04/2010 02:53



Os produtores brasileiros de frango repudiaram nesta quinta-feira as declarações do presidente da Bolívia, Evo Morales, que vinculou o consumo do produto com o homossexualismo. "A Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango [Abef] manifesta seu repúdio às declarações do presidente da Bolívia, Evo Morales, e às críticas infundadas que fez à carne de frango industrializada", disse a instituição em comunicado.

Na terça-feira passada, na inauguração de uma cúpula social sobre a mudança climática, Morales assegurou que "o frango que comemos está carregado de hormônios femininos" e que, por isso, "quando os homens comem esses frangos, têm desvios em seu ser como homens".

O presidente boliviano também afirmou que, por culpa dos frangos e do gado bovino criado com hormônios, as meninas têm um desenvolvimento prematuro dos seios.

"Conhecido por posições notadamente polêmicas, inclusive no dia a dia de seu governo, o Sr. Morales revela desconhecimento também no que diz respeito a esta importante proteína animal, presença indispensável na mesa de todos os povos, em especial nas camadas menos favorecidas da população, das quais o presidente da Bolívia sempre se disse defensor", acrescenta a nota.

Além disso, a associação criticou os "comentários preconceituosos" de Morales em relação ao homossexualismo.

Os produtores lembraram que o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, abastecendo 153 países, e apontou, com certa ironia, que um de seus "grandes clientes" é a Venezuela, um dos aliados políticos estratégicos da Bolívia.

"Com relação especificamente à acusação da presença de hormônios na carne de frango, a Abef reitera que se trata de um mito. No caso do Brasil a expansão da produção dessas aves, com qualidade e sanidade, deveu-se a fatores como a alimentação exclusivamente à base de milho e soja", justificou a entidade.

Ainda de acordo com a Abef, "a ausência de hormônios é comprovada, aliás, por constantes inspeções de mercados que são os mais exigentes do mundo".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário