PGPM para carne suína

Publicado em 05/05/2010 14:45

A carne suína deve integrar a pauta de produtos amparados pela política de garantia de preços mínimos (PGPM), de acordo com projeto de lei aprovado terminativamente nesta terça-feira pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se não houver recurso, a proposta (PLS 348/07) seguirá diretamente para exame da Câmara dos Deputados.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o projeto teve o objetivo de minimizar as dificuldades que se abateram sobre a suinocultura. Um dos estados mais prejudicados, segundo Raupp, foi Santa Catarina, cujas exportações do produto sofreram embargo da Rússia.

Como lembrou Raupp, também a pandemia da gripe causada pelo vírus H1N1, "erroneamente associada ao consumo de carne suína", provocou forte queda na demanda e aviltamento do preço do produto.

 

Prevenção

Relatado pelo senador Gilberto Goellner (DEM-MT), o projeto cria instrumento de prevenção de futuras crises na suinocultura, mediante a inclusão desse segmento na política de garantia de preços mínimos.

Uma emenda aprovada anteriormente pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) eliminou dispositivo do projeto que restringia o benefício aos pequenos e médios produtores rurais e suas cooperativas. Na forma foi acolhida pelas duas comissões, a proposta atinge todo o setor produtivo da carne suína.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário