Preço pago ao produtor de leite já subiu 15% no 1º trimestre

Publicado em 07/05/2010 16:33
Alta no período não era registrada há pelo menos dois anos

O produtor de leite pode esperar um ano promissor em 2010. Depois de um ano passado pouco rentável aos pecuaristas de leite, somente entre os meses de janeiro e março de 2010 os preços já subiram 14,6%. Segundo levantamento da Scot Consultoria (Bebedouro, SP), no último pagamento realizado em abril (referente à produção de março), a média nacional atingiu R$ 0,71/litro.


“A menor oferta do produto, a entrada antecipada da entressafra na maioria das regiões e uma demanda interna aquecida são indicações de que as cotações seguirão firmes neste ano”, aponta o zootecnista e consultor da Scot, Guilherme de Carvalho Abud. Outro fator de influência, na avaliação do consultor, é que os preços do leite em pó no exterior mostraram recuperação nas últimas semanas, fato que pode alavancar as exportações.


Já no mercado spot (leite comercializado entre as indústrias) a movimentação é intensa. De acordo com Guilherme, a concorrência pelo produto está acirrada. “Cerca de 80% dos laticínios consultados pela Scot confirmaram a intenção de reajustar os pagamentos de maio, referentes à produção de abril”, ressalta.


Guilherme estima que o pico de preço poderá chegar a R$ 0,77/litro este ano. “Capitalizado, o produtor deverá priorizar os investimentos de curto prazo, como na alimentação animal ou no manejo do rebanho”, sugere o consultor da Scot.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Campo News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário