Necessárias ao País, exportações avícolas têm importância-chave para diversas UFs

Publicado em 20/05/2010 09:20
Cinco produtos da avicultura brasileira – cortes de frango, frango inteiro, industrializados de frango, carne de frango salgada e industrializados de peru – foram responsáveis por 3,85% dos cerca de US$54,4 bilhões que o País arrecadou com exportações no primeiro quadrimestre de 2010.
Mas esses cinco itens – integrantes de uma lista dos 100 principais produtos exportados pelo Brasil no período – representam apenas uma parte do universo negociado externamente pelo setor avícola.

Portanto, a receita cambial da avicultura e sua participação no esforço exportador brasileiro apresentam resultados bem mais significativos que os observados no quadro dos “100 mais”. Mas não só isso, porém. Porque a atividade tem importância-chave para algumas unidades federativas e regiões exportadoras.

A Região Sul é o melhor exemplo, pois, ali, as exportações responderam, no quadrimestre, por mais de 15% da receita cambial. E o maior destaque individual, na Região, fica com Santa Catarina, onde quase 30% da receita cambial provêm da avicultura.

Em oposição a Santa Catarina, São Paulo é, dos estados exportadores, o menos dependente das vendas externas. Mesmo isso, porém, não diminui a importância das exportações avícolas para o setor e para o próprio Estado. Rememore-se, a propósito, que São Paulo é o mais industrializado do País, exportando milhares de diferentes produtos. Ainda assim, a carne de frango (cortes e frango inteiro) aparece duas vezes na pauta dos100 principais produtos exportados pelos paulistas.
Mas, sem dúvida, a unidade federativa em que as exportações avícolas vêm tendo importância capital é no Distrito Federal. Em Brasília, as exportações de frango inteiro, cortes de frango e industrializados de frango responderam por 82,5% da receita cambial do primeiro quadrimestre de 2010.

A ressaltar, ainda, que em algumas UFs (Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais) um novo item começa a aparecer entre os 100 principais produtos exportados: o ovo – fértil ou para consumo.

Neste caso, a surpresa maior parece estar no fato de Mato Grosso do Sul surgir como grande exportador de ovos férteis. Mas isso tem explicação: é que no Estado está instalada uma unidade produtiva da Cobb do Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário