Produção de ovos da China deve alcançar novo recorde em 2010

Publicado em 20/05/2010 14:38
Após chegar aos 27 milhões de toneladas em 2008 – um aumento de mais de 10% em apenas dois anos – a produção chinesa de ovos de galinha recuou 1,5% em 2009, fechando 2009 com um volume da ordem de 26,6 milhões de toneladas.
Reflexo da recessão mundial, sem dúvida. Mas, para a avicultura chinesa, verdadeiro “balde de água fria”, pois no momento em que os problemas econômicos mundiais começaram a se manifestar, o setor vinha sendo fortemente subsidiado pelo governo para aumentar a capacidade de produção de ovos – procedimento deflagrado com um substancial aumento das importações (da Europa e dos EUA) de linhagens (reprodutoras) de postura.
O resultado – inesperado e indesejado – foi uma super oferta de ovos no ano que passou (porque, concomitantemente ao aumento de produção ocorreu substancial redução no consumo), gerando baixos preços e pesados prejuízos para o setor produtivo.
A recuperação do consumo interno aliada a uma retomada das compras pelos países importadores vem garantindo a retomada da produção em 2010, a ponto de se projetar novo recorde no volume produzido. Mas ainda que as previsões sugiram aumento de quase 2% no ano, o volume adicional poderá ficar apenas 0,3% acima do recorde de 2008.

20100520_grafico.gif
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário