Brasil pedirá pressa ao Japão na abertura do mercado à carne suína

Publicado em 28/05/2010 12:02

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério do Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco Jardim, viaja neste sábado (29/05) para o Japão, onde discutirá com os setores de defesa sanitária local a abertura de mercado para o Brasil (principalmente para a carne suína) e a questão de Santa Catarina, estado que tem status de área livre de aftosa sem vacinação.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

De acordo com Jardim, o Ministério quer saber quando efetivamente ocorrerá a visita da missão japonesa ao Brasil. Ele observa que o Japão passa por um momento crítico, em função da ocorrência de focos de febre aftosa, e que em função disso talvez faça alguma sinalização.

"Essas discussões estão sendo travadas há mais de dois anos, os questionários solicitados já foram respondidos e o que nós queremos agora é saber quais são os próximos passos. Vamos pedir que eles venham o mais rápido possível ao Brasil. A Abipecs, por exemplo, espera essa visita daqui a 45, no máximo 60 dias", afirma.

Jardim evita quantificar possibilidades de negócios, mas diz que o Japão é mercado para US$ 4 bilhões.

 

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços no mercado do frango nesta sexta-feira (2) ficam mistos
Suínos: cotações do animal vivo se dividem entre altas e estabilidade nesta sexta-feira (3)
Indústria avícola gaúcha reduz abates e lida com suprimentos escassos após chuvas
Gripe aviária: caso em Vitória (ES) eleva ocorrências no Brasil para 164
Frango/Cepea: Oferta elevada e baixa demanda mantêm pressão sobre cotações em abril