FAO: comércio internacional de carne de frango recua em 2010

Publicado em 08/06/2010 09:41
Mais um organismo internacional entende que haverá queda de volume no comércio internacional de carne de frango em 2010. Desta vez a previsão vem da respeitada Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) que, em suas primeiras projeções para o corrente ano, estima que, embora em níveis que podem ser considerados mínimos, exportações e importações devem recuar em relação a 2009. As exportações, em quase 1%; as importações, em perto de meio por cento.

Porém, tanto em um caso como no outro, os recuos previstos estão restritos aos países desenvolvidos. Nestes, as exportações, por exemplo, tendem a recuar mais de 10%, enquanto nas importações é prevista uma redução superior a 2%.

Já os países em desenvolvimento tendem a apresentar incremento em alguns casos significativo (pelo menos frente às condições econômicas atuais). E se as importações podem crescer não mais que meio por cento, a expansão prevista para as exportações é superior a 7% - graças, principalmente, à contribuição brasileira.

Ao divulgar essas projeções na semana passada, a FAO ressalvou que elas ainda não levam em conta o presente (e preocupante) ambiente econômico atual. Observou ainda que, havendo piora do quadro e necessidade de readequações, a indústria do frango é a que deve se adaptar com maior rapidez, graças ao curto ciclo de produção do setor.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços no mercado do frango nesta sexta-feira (2) ficam mistos
Suínos: cotações do animal vivo se dividem entre altas e estabilidade nesta sexta-feira (3)
Indústria avícola gaúcha reduz abates e lida com suprimentos escassos após chuvas
Gripe aviária: caso em Vitória (ES) eleva ocorrências no Brasil para 164
Frango/Cepea: Oferta elevada e baixa demanda mantêm pressão sobre cotações em abril