Cetesb vai exigir cadastro de criadores de suínos no Estado de São Paulo

Publicado em 10/06/2010 08:48
Objetivo é controlar os impactos da atividade sobre o meio ambiente, mas critérios ainda estão sendo discutidos.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) exigirá o cadastramento de granjas de suínos instaladas em todo o Estado para controlar os impactos da atividade sobre o meio ambiente. O cadastramento já ocorre com a atividade de avicultura.

Segundo a Cetesb, a medida é parte obrigatória e anterior ao licenciamento dos criadouros. No entanto, os critérios estão sendo discutidos na Câmara Ambiental do Setor de Suinocultura, órgão da Cetesb formado por representantes do Estado e dos produtores. Não há prazo para a exigência entrar em vigor.

Dados da Cetesb apontam que um suíno com peso entre 16 e 100 quilos produz, diariamente, de 4,9% a 8,5% de seu peso em urina e fezes.

O gerente da Cetesb de Capão Bonito, Guilherme Xavier de Barros, que coordena o Grupo de Trabalho de Resíduos da Câmara Ambiental do Setor da Suinocultura, disse que deverá ser criado um manual de procedimento para a atividade, disciplinando especialmente a disposição de efluentes no solo, o uso de biodigestores para a geração de energia e a compostagem dos dejetos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
A Cidade

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário