CNA avalia normatização na medição de leite

Publicado em 25/06/2010 08:09
Novos métodos de medição com base em padrões internacionais estão sendo estudados.
A Comissão do Leite da CNA reuniu-se com representantes da Farsul, em Porto Alegre, nos dias 21 e 22 de junho, para tratar da normatização da medição do leite recebido pela indústria.

Segundo Rodrigo Alvim, presidente da Comissão, essa padronização na medição é uma solicitação de produtores gaúchos e foi construída a partir de conversa com o INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial. Os mais variados métodos de medição de líquidos e fluidos diversos, seguindo normas de organismos internacionais, estão sendo estudados para concluir qual método melhor se adapta para o leite.

Rodrigo Alvim ressaltou que a substituição da pesagem do leite no estabelecimento pela medição com régua, feita no tanque de expansão dos caminhões, é no mínimo, anti-higiênica. "Nós que defendemos um programa de melhoria na qualidade do leite no Brasil, não podemos aprovar um instrumento de medição onde o objeto, no caso a régua, possa ser guardada na propriedade sem as condições ideais de higiene, podendo contaminar o produto com toda a sorte de bactérias e coliformes fecais, seja oficializado como instrumento de medição" afirmou Alvim.

A próxima reunião da Comissão do Leite da CNA acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto, em Curitiba, quando o processo de avaliação dos métodos devera ser concluído e encaminhado ao INMETRO.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços no mercado do frango nesta sexta-feira (2) ficam mistos
Suínos: cotações do animal vivo se dividem entre altas e estabilidade nesta sexta-feira (3)
Indústria avícola gaúcha reduz abates e lida com suprimentos escassos após chuvas
Gripe aviária: caso em Vitória (ES) eleva ocorrências no Brasil para 164
Frango/Cepea: Oferta elevada e baixa demanda mantêm pressão sobre cotações em abril