Congressistas americanos pedem ação de Obama contra embargo russo ao frango

Publicado em 25/06/2010 15:54
Parece ser sina de todo presidente norte-americano: em meio a discussões de cúpula com os principais governantes mundiais, tratar com o governo russo de questões relacionadas à exportação do frango norte-americano.
Tem sido assim desde a presidência de Bush Pai e não deixa de fora nem o atual presidente, Barack Obama. Na terça-feira, uma delegação de 25 senadores democratas e republicanos integrantes da Comissão de Agricultura do Congresso dos EUA oficializou a Obama pedido para que aproveite a realização, neste final de semana, de encontro do G-20 (Toronto, Canadá) e solicite do presidente russo Dmitry Medvedev a mais imediata reabertura do mercado russo à carne de frango norte-americana.
Como das vezes anteriores, os russos sinalizam que, de sua parte, tudo está equacionado e que a retomada depende só dos EUA. Mas invariavelmente a questão se arrasta por meses. Se não for solucionado com brevidade, logo o atual embargo completa seis meses. Nos quatro primeiros meses de 2010 as compras de frango russas junto à avicultura norte-americana recuaram mais de 80%.
Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços no mercado do frango nesta sexta-feira (2) ficam mistos
Suínos: cotações do animal vivo se dividem entre altas e estabilidade nesta sexta-feira (3)
Indústria avícola gaúcha reduz abates e lida com suprimentos escassos após chuvas
Gripe aviária: caso em Vitória (ES) eleva ocorrências no Brasil para 164
Frango/Cepea: Oferta elevada e baixa demanda mantêm pressão sobre cotações em abril