Suínos de Santa Catarina podem ser exportados para os Estados Unidos

Publicado em 01/07/2010 13:46
Certificação norte-americana, prevista para sair até setembro, deve garantir mercado

A certificação dos Estados Unidos reconhecendo Santa Catarina como zona livre de aftosa sem vacinação deve ser concedida até setembro e pode abrir caminhos para exportação de suínos. A informação foi repassada nessa quarta-feira pelo do secretário de Agricultura do Estado, Enori Barbieri, em Chapecó.

Barbieri lembra que, apesar de o Estado já ter um certificado internacional reconhecido há três anos pela Organização Mundial de Saúde Animal, os norte-americanos vieram checar o sistema no ano passado e colocaram a aprovação em consulta pública, que encerrou em 15 de junho.

Ele diz ter convicção de que o Estado será aprovado, pois as manifestações foram favoráveis. Apesar de os Estados Unidos serem exportadores, o certificado permite vender alguns cortes, como 100 mil toneladas de costelinha de porco, que é muito consumida na terra do Tio Sam.

A aprovação também pode abrir as portas do México, que teve representantes do governo visitando o estado no mês passado, e a Coreia do Sul.

O secretário informou que o Estado deve receber mais quatro missões: China, em julho; Japão, em agosto; Canadá, em setembro; e União Europeia, em Outubro.

Os europeus já estiveram no Estado no ano passado, mas fizeram algumas exigências, como a não utilização de alguns produtos na ração e a contratação de mais profissionais para a defesa sanitária, que foram atendidas.

Para Barbieri, as primeiras respostas destes novos mercados podem sair ainda em 2010. O presidente da Coopercentral Aurora, Mario Lanznaster, no entanto, acredita que os embarques sejam efetuados no próximo ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário Catarinense

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário