Frango ganha destaque nas exportações paranaenses do agronegócio

Publicado em 04/08/2010 09:12 229 exibições
Paraná foi o estado da região Sul que mais exportou nos cinco primeiros meses de 2010. Além do frango, soja e óleo de soja também tiveram bom desempenho.
O agronegócio paranaense fechou os cinco primeiros meses de 2010 como o estado da Região Sul que mais exportou. O Paraná totalizou US$ 5 bilhões em vendas externas, principalmente à China, Argentina e Alemanha. O valor corresponde a um aumento de quase 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

Do total exportado, US$ 800 milhões correspondem à exportação de frango, cujo destaque vem aumentando o saldo positivo da balança comercial paranaense. Em uma cooperativa da região Oeste, foi necessária a implantação de mais uma linha de produção e a contratação de 500 novos funcionários para atender a demanda dos pedidos externos.

“É a carne mais barata e mais nutritiva”, explicou o presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC-TV.

Um dos principais parceiros dos frigoríficos paranaenses é o Japão, que importa 95% do frango que consome do Brasil. De acordo com o empresário japonês, o produto brasileiro oferece qualidade e bom preço.

Entre os produtos que alavancaram as exportações do agronegócio paranaense está a soja. Mas o óleo de soja também ampliou sua importância. O produto é usado na produção de biodiesel ou pode ser refinado e destinado à alimentação.

Como a procura é grande, quase não há estoque. Em uma cooperativa, os quatro tanques, com capacidade para 500 toneladas, cada um, estão praticamente vazios.

Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário