Frango ganha destaque nas exportações paranaenses do agronegócio

Publicado em 04/08/2010 09:12
Paraná foi o estado da região Sul que mais exportou nos cinco primeiros meses de 2010. Além do frango, soja e óleo de soja também tiveram bom desempenho.
O agronegócio paranaense fechou os cinco primeiros meses de 2010 como o estado da Região Sul que mais exportou. O Paraná totalizou US$ 5 bilhões em vendas externas, principalmente à China, Argentina e Alemanha. O valor corresponde a um aumento de quase 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

Do total exportado, US$ 800 milhões correspondem à exportação de frango, cujo destaque vem aumentando o saldo positivo da balança comercial paranaense. Em uma cooperativa da região Oeste, foi necessária a implantação de mais uma linha de produção e a contratação de 500 novos funcionários para atender a demanda dos pedidos externos.

“É a carne mais barata e mais nutritiva”, explicou o presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC-TV.

Um dos principais parceiros dos frigoríficos paranaenses é o Japão, que importa 95% do frango que consome do Brasil. De acordo com o empresário japonês, o produto brasileiro oferece qualidade e bom preço.

Entre os produtos que alavancaram as exportações do agronegócio paranaense está a soja. Mas o óleo de soja também ampliou sua importância. O produto é usado na produção de biodiesel ou pode ser refinado e destinado à alimentação.

Como a procura é grande, quase não há estoque. Em uma cooperativa, os quatro tanques, com capacidade para 500 toneladas, cada um, estão praticamente vazios.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário