Contrariando expectativas, preço do leite cai

Publicado em 09/08/2010 11:12
O preço do leite pago ao produtor em 2010 caiu mais uma vez em julho e a tendência é de que a queda continue pelos próximos meses. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a queda em julho (referente à produção entregue em junho) foi de 6,16% em relação ao mês anterior, para uma média de R$ 0,7242/litro no país. A situação é atípica, já que na entressafra (época de seca/inverno) o preço pago ao produtor tende a subir, por conta do aumento do custo da produção, falta de alimentos e da queda de produtividade das vacas.

De acordo com o coordenador do setor de pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o veterinário Carlos Augusto Zanata, para a viabilidade da produção de leite na seca, período em que os pastos estão ressecados e maduros, é necessário a suplementação das vacas com ração, como forma de concentrado e silagem. Essas tecnologias envolvem custos altos para o produtor, não sendo então empregadas por todos. O que se reflete na quantidade de leite produzido, que de um modo geral tende a cair. Com isso, a tendência dos preços do leite pago ao produtor é de aumento. O coordenador explica ainda que pelo menos dois fatores contribuíram para o recuo dos preços, sendo um deles o aumento da importação de leite em pó de países do Mercosul, como Argentina, Chile e Uruguai. Para tentar reverter esse quadro, a CNA está atuando junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no sentido de controlar a importação de leite em pó.

Outro fator que chama atenção e pode influenciar a redução nos preços pagos ao produtor é a queda no consumo do leite longa vida, que representa 75% do mercado de leite fluído do país. Para estimular a compra, a indústria foi obrigada a baixar o preço de venda no varejo, prejudicando os produtores, que no início do ano tinham uma perspectiva otimista em relação à produção do leite. "É na entressafra que o produtor consegue recuperar o capital e se preparar para manter a produção no período de chuvas (safra), quando historicamente os preços são mais baixos", destaca Zanata.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Digital

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário