Rússia e China perdem peso no ranking dos importadores de frango dos EUA

Publicado em 22/09/2010 13:43
Entre janeiro e julho de 2009, primeiro e terceiro principais importadores; no mesmo período de 2010, apenas o nono e décimo importadores. Essa é a situação atual de Rússia e China, respectivamente, no ranking dos principais importadores de carne de frango dos EUA.
No ano passado, tanto nos primeiros sete meses, quanto na totalidade de 2009, a Rússia manteve seu tradicional posto de principal compradora da carne de frango exportada pelos EUA, enquanto a China – depois de ocupar a segunda posição no triênio 2006-2008 - caia para o terceiro posto, logo após o México.
Mas em 2010 (e pelo menos até julho) a participação dos dois países nas exportações norte-americanas de carne de frango recuou de forma dantesca: a China, que reduziu suas compras em 83,6% recuou para a décima posição. E a Rússia, cujas importações caíram 91,5%, ocupa agora um longínquo nono lugar.
Mesmo assim, as vendas externas de frango dos EUA vêm apresentando um recuo bem menos drástico, já que a queda do volume exportado no período foi de apenas 6,6%. Isso vem sendo conseguido graças à ampliação das vendas, entre outros mercados importadores, para os vizinhos México (+18%) e Canadá (+10,5%), Taiwan (+107%) e Angola (+63%).
Aparentemente, houve também maior diversificação de mercados, porquanto as vendas para os demais países (compradores após a 10ª posição) aumentaram quase 50% e sua participação – de 33% do total nos sete primeiros meses de 2009 – subiu para mais da metade do total no mesmo período de 2010.

20100922_tabela2.gif
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário