Ubabef propõe união do Mercosul

Publicado em 27/09/2010 07:33
179 exibições
Uma proposta de pauta única para os exportadores de carne de frango do Mercosul será apresentada hoje (27) pela Ubabef, em Buenos Aires, na Argentina. Segundo o presidente da Ubabef, Francisco Turra, a entidade quer que as demais representantes do setor no bloco encampem a proposta brasileira de acabar com o regime de cotas da União Europeia (UE) - 340 mil toneladas/ano no caso brasileiro - e a redução de tarifas, de 1.025 euros por tonelada para 325 euros por tonelada. Para Turra, o Brasil que é o maior exportador do bloco, com volume anual de 3,8 milhões de toneladas, pode se unir aos demais para fortalecer a atividade. A Argentina embarca 300 mil toneladas ao ano, mas não integra sistema de cotas. Já Uruguai e Paraguai não exportam, por isso, poderiam se associar à empresas brasileiras, sugere Turra.

A ideia foi estimulada pelo provável acordo que está sendo alinhavado entre Mercosul e União Europeia (UE). Com uma proposta conjunta, as indústrias pretendem reforçar o peso por meio de uma maior representatividade. Turra explica que, em outra frente, a Ubabef tem conversado com autoridades do Brasil para que a pauta agrícola não seja retirada da negociação com a UE. A preocupação surgiu após o comissário europeu de Comércio, Karel de Gucht, em visita ao Brasil neste mês, ter salientado que há dificuldades de negociação no caso da agricultura e propriedade intelectual.

Hoje, Turra deverá ainda tratar de temas ligados à sanidade com representantes do governo da Argentina. Além disso, o Fórum Mercosul de Avicultura, formalizado na Expointer, deve se tornar permanente.
Tags:
Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário