Ubabef propõe união do Mercosul

Publicado em 27/09/2010 07:33
Uma proposta de pauta única para os exportadores de carne de frango do Mercosul será apresentada hoje (27) pela Ubabef, em Buenos Aires, na Argentina. Segundo o presidente da Ubabef, Francisco Turra, a entidade quer que as demais representantes do setor no bloco encampem a proposta brasileira de acabar com o regime de cotas da União Europeia (UE) - 340 mil toneladas/ano no caso brasileiro - e a redução de tarifas, de 1.025 euros por tonelada para 325 euros por tonelada. Para Turra, o Brasil que é o maior exportador do bloco, com volume anual de 3,8 milhões de toneladas, pode se unir aos demais para fortalecer a atividade. A Argentina embarca 300 mil toneladas ao ano, mas não integra sistema de cotas. Já Uruguai e Paraguai não exportam, por isso, poderiam se associar à empresas brasileiras, sugere Turra.

A ideia foi estimulada pelo provável acordo que está sendo alinhavado entre Mercosul e União Europeia (UE). Com uma proposta conjunta, as indústrias pretendem reforçar o peso por meio de uma maior representatividade. Turra explica que, em outra frente, a Ubabef tem conversado com autoridades do Brasil para que a pauta agrícola não seja retirada da negociação com a UE. A preocupação surgiu após o comissário europeu de Comércio, Karel de Gucht, em visita ao Brasil neste mês, ter salientado que há dificuldades de negociação no caso da agricultura e propriedade intelectual.

Hoje, Turra deverá ainda tratar de temas ligados à sanidade com representantes do governo da Argentina. Além disso, o Fórum Mercosul de Avicultura, formalizado na Expointer, deve se tornar permanente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário