Disponibilidade per capita de frango cresce 3,7% ao ano desde 2005

Publicado em 29/09/2010 09:09
Os números efetivos da população brasileira, assim como o índice médio de crescimento vegetativo registrado desde o último censo somente serão conhecidos ao final de 2010, quando forem computados os resultados do atual censo, ainda em andamento. Mas, sem dúvida, a expansão da população vem sendo inferior a 1,5% ao ano – índice que (adotado para um simples cálculo) significará incremento acumulado da ordem de 7% desde 2005 até agora.

Pois bem: considerado o volume médio mensal de carne de frango ofertado internamente no primeiro semestre de 2005 e de 2010, constata-se um aumento, global, de pouco mais de 29%, volume que, comparado ao índice de crescimento acima (1,5% ao ano), corresponde a um aumento acumulado na disponibilidade per capita de, praticamente, 20% (mais exatamente, 19,93%), índice que, por sua vez, equivale a uma expansão média de 3,7% ao ano na oferta per capita.

Grosso modo – e levando em conta que, no momento, o IBGE estima em 191,5 milhões de pessoas os habitantes brasileiros – a disponibilidade per capita de carne de frango, da ordem de 34,7 kg no primeiro semestre de 2005, alcançou no mesmo semestre de 2010 o volume recorde de 41,6 kg per capita.

De toda forma notar que esses volumes correspondem a médias semestrais, porquanto têm sido significativas as variações mensais. Assim, por exemplo, o que foi disponibilizado internamente em novembro de 2008 (primeiros efeitos da eclosão da crise econômica mundial) e, mais recentemente, em janeiro de 2010, corresponde a uma oferta superior a 45 kg per capita. Não foi por menos que, nessas ocasiões, os preços internos caíram substancialmente e levaram meses para se recuperar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário