Na última década peso médio do frango aumentou 11%

Publicado em 05/10/2010 09:05
Confrontados os dados do IBGE relativos ao número de cabeças de frangos abatidas no Brasil com o peso total daí decorrente (abates sob inspeção federal, estadual ou municipal) é possível constatar que o peso médio do frango vem tendo um crescimento contínuo. Mais exatamente, de 11,15% entre o primeiro semestre de 2000 e o mesmo semestre de 2010, período em que o peso médio do frango abatido em estabelecimentos sob inspeção passou de 1,915 kg para 2,128 kg.
Dessa forma, enquanto em 2000 eram necessárias 522 cabeças de frango para produzir uma tonelada de carne, no primeiro semestre de 2010 apenas 470 cabeças foram suficientes para chegar à mesma quantidade.

Provavelmente, no entanto, os incrementos observados foram “puxados para cima” em decorrência não do potencial de rendimento genético do frango, mas de contingências de mercado. Assim, por exemplo, o alto peso alcançado no segundo trimestre de 2006 (praticamente o mesmo do segundo trimestre de 2010) é reflexo apenas da crise causada pelo surto (externo) de Influenza Aviária. Ou seja: sem mercado, as aves tiveram seu abate retardado e, com isso, ganharam mais peso no abate.
O mesmo fenômeno se repetiria em duas ocasiões posteriores: em 2008, momento em que, simultaneamente a um significativo aumento da produção, eclodiu a crise econômica mundial. E agora, em 2010, quando o aumento da produção (+10% no primeiro semestre) não foi acompanhado de concomitante incremento nas exportações (queda de 0,12% no semestre).

Disso resultou uma saída mais lenta dos frangos em produção, maior peso no abate e, em consequência, aumento exacerbado na oferta de carne – conclusão a que se chega ao observar que no sexto mês do ano o frango vivo teve seu menor preço em quase 30 meses.

Neste caso as estatísticas indicam que a disponibilidade interna aumentou cerca de 20% em relação ao primeiro semestre de 2009. Mas considerado o peso médio do frango no período, o índice de incremento na oferta interna deve ter sido bem maior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário